-
Arquitetos: APOLLO Architects & Associates
- Área: 88 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Masao Nishikawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência de três pavimentos foi projetada para funcionar não apenas como uma casa como uma casa de hóspedes que, ocasionalmente, acomoda hóspedes e estudantes estrangeiros de intercâmbio. Ela é feita de concreto usando fôrmas de madeira compostas de cedro de 40mm de largura. A materialidade autêntica e sólida de concreto é contrastada pelas venezianas de aço inoxidável afiadas que cobrem a janela do segundo andar, e essa fachada dá um toque de elegância para a paisagem urbana do bairro. As venezianas fornecem efetiva segurança e, ao mesmo tempo, dá privacidade à casa.
No primeiro andar, um cômodo típico do estilo japonês, que é usado como um quarto de hóspedes, está localizado na parte posterior. Ele está ligado a um pátio envolto por muros de concreto à vista com padrões de cofragens horizontais inscritos nas fôrmas de cedro. Ao abrir as portas de correr, a casa conecta perfeitamente seus espaços com a rua.
O primeiro nível pode ser usado como um grande espaço aberto que acolhe os hóspedes em muitas ocasiões: como palestras, festas e muito mais. Sanitários e banheiros para os hóspedes estão localizados ao lado do hall de entrada. Um estúdio de música com isolamento acústico está localizado ao final do hall de entrada. Este é naturalmente iluminado com luz suave filtrada pelo pátio através da fachada de vidro translúcido.
No segundo pavimento, o dormitório principal e o da criança estão localizados ao lado do pátio. Cada quarto tem um pátio privado e um banheiro individual ou comum anexo. Um dos conceitos-chave do projeto é o de respeitar a privacidade da família e dos convidados para promover estilos de vida confortáveis e relaxantes.
O espaçoso ambiente familiar, com um banheiro, está localizado no terceiro andar. Ao abrir plenamente as amplas janelas de aço inoxidável, o espaço interno é integrado com o pátio de concreto aparente. Pode-se acessar o terraço por escadas externas do terceiro andar.
Nosso objetivo é criar um espaço final para relaxamento, como um saguão de hotel ou uma sala, onde se possa sentir livre para desfrutar a si mesmo e apreciar o mobiliário e obras de arte de estilo elegante da Dinastia Joseon que são colocados pela casa. O interior e exterior fundem-se em zonas intermediárias, o anfitrião e os convidados se reúnem em harmonia. Esta atmosfera representa a hospitalidade acolhedora da cultura japonesa.